É muito normal que no início do nosso negócio não estejamos tão bem informados e haja imensa coisa que é desconhecida para nós. Como muitos gurus dizem “não sabemos o que não sabemos” 🤔.
Não só tenho reparado que muitas das minhas alunas colocam o seu foco em, basicamente, conquistar permanentemente novos clientes, como, por outro lado, já tive muitos clientes com o mesmo mindset e, portanto, neste artigo vamos falar de dois termos que podem ser para ti desconhecidos e até parecer um bocado complicados à primeira vista, mas que são muito importantes para o teu negócio, qualquer que ele seja.
Acredita que, teres consciência do impacto que estes conceitos produzem no teu negócio pode mudar completamente a forma como olhas o teu marketing e os resultados que consegues para ti e para os teus clientes. Portanto, quanto mais cedo perceberes isto, menos erros vais cometer e menos tempo mais gastar.
Concordas que, por vezes, estamos a deixar “dinheiro na mesa” ao ignorarmos os clientes que já temos e pondo os nossos esforços apenas na procura de novas leads para gerar novas oportunidades? E concordas também que isto torna-se cansativo, não? O facto de andarmos de palas nos olhos e fixarmo-nos apenas no que está à nossa frente, impede-nos de ver um panorama mais alargado e dificulta a tomada de consciência de que existe uma outra estratégia que funciona na perfeição.
Usando uma analogia simplificada, pensa na construção de uma amizade. O LTV é um indicador que mede o potencial que vês nessa amizade a longo prazo. A Escada de Valor é uma estratégia que passa por definir os passos que tens que dar para fortalecer essa relação ao longo do tempo. Se sentires que uma amizade não tem valor, se sentires que o sentimento não faz sentido a longo prazo (LTV) porque é que vais querer manter esse relacionamento? Por outro lado, se não souberes como a cultivar e reforçá-la gradualmente (Escada de Valor), pode ser difícil manter essa amizade, não achas?
É a mesma coisa no marketing digital. Aplicando a métrica do LTV irá ajudar-te a ver o potencial de cada cliente, e implementares o método da Escada de Valor para os teus produtos e serviços, mostra-te como cultivar essa relação com o teu cliente, passo a passo e de forma duradora. Juntos, estes conceitos ajudam-te a criar estratégias que funcionam melhor e dão mais lucro a longo prazo.
Vou fazer o meu melhor para te explicar de forma simples e prática. Vamos ver como é que elas funcionam, que relação têm entre si e como podes usá-las para fazer um trabalho ainda melhor. Estás pronta? Vamos a isso!
Primeiro, o LTV - Life Time Value em Inglês - significa o lucro estimado que cada um dos teus clientes irá gerar enquanto ele continuar a comprar de ti, do teu negócio. Em outras palavras o LTV é um indicador que articula o valor das compras do cliente, com o periodo temporal em que realiza essas mesmas compras, e esta métrica calcula-se pela seguinte fórmula: multiplicamos o ticket médio dos clientes, pela média de vezes em que cada cliente compra anualmente, e pela longevidade média do seu relacionamento connosco.
Imaginemos que, como assistente virtual, a média de valor que cobras por cliente é de 300€ por mês, e que cada cliente te contrata por um período médio de 1 ano (12 meses).
Sendo um valor mensal, ele fará uma média de 12 compras anuais, então o cálculo será: 300 x 12 x 1= 3.600€. E este é o LTV daquele cliente.
Existem algumas estratégias para aumentar o LTV das quais não vou falar agora (está prometido um outro artigo sobre isso). Mas não posso deixar de abordar uma delas, sobre a qual, possivelmente, até já ouviste falar.
E aqui introduzo dois métodos que parecem semelhantes, mas têm diferenças importantes: a Escada de Valor e a Escada de Produto.
Escada de Valor vs Escada de Produto
O facto de serem frequentemente confundidos faz com que eu queira aqui salientar as principais diferenças entre ambos os métodos, privilegiando o primeiro.
Enquanto que, a escada de produto, se baseia numa estratégia de preço, dos valores mais baixos aos mais altos para alcançar uma diversidade de clientes com orçamentos distintos, uma escada de valor é muito mais do que simplesmente oferecer vários produtos com preços crescentes. É uma estratégia inteligente que proporciona soluções específicas para cada fase da jornada do cliente, diferentes soluções para estágios distintos de relacionamento ao longo da sua jornada. Imagina que, em vez de teres apenas produtos isolados, estás a criar uma experiência completa e interligada.
Criar uma escada de valor para o teu negócio é como desenhar um caminho de evolução para os teus clientes. Cada produto ou serviço é um degrau que os leva naturalmente ao próximo nível. É assim que consegues aumentar a tua faturação sem depender constantemente da captação de novos clientes.
O objetivo? Aumentar o LTV, fazendo com que cada cliente fique contigo por mais tempo, subindo entusiasticamente os degraus da tua escada de valor e desejando continuar a subir (sendo que, para isso acontecer, tu tens que lhe mostrar o que existe para ele no degrau seguinte).
Vamos ver um exemplo no contexto de infoprodutos, por exemplo no nicho da fotografia.
Escada de produto
Por exemplo:
Nesta Escada de Produtos, a marca oferece diferentes cursos focados em áreas específicas da fotografia. Os clientes podem escolher qualquer um destes cursos independentemente, baseando-se nos seus interesses particulares ou necessidades profissionais.
Não há uma sequência lógica ou expectativa de que o cliente progredirá de um curso para outro e por isso os produtos não estão necessariamente conectados numa jornada do cliente.
Escada de Valor
Por exemplo:
Consegues visualizar aqui a jornada? Começa oferecendo conteúdo gratuito para atrair interessados, depois um curso introdutório acessível, seguido por um curso mais completo. À medida que se progride, são oferecidas opções mais personalizadas e de maior valor.
Destes dois exemplos, a principal diferença é que na Escada de Valor, cada etapa está desenhada para levar naturalmente à próxima, numa jornada de aprendizagem e envolvimento crescente com a marca. Já na Escada de Produto, os cursos são oferecidos como opções independentes, sem necessariamente visar uma progressão do cliente através deles.
Vamos usar um outro exemplo para ilustrar uma escada de valor, por exemplo no nicho da moda (afinal de roupas percebemos nós, gajas 😊).
Imagina uma marca de roupa que começa com uma linha de pronto-a-vestir acessível. O primeiro degrau da escada poderia ser uma t-shirt básica de qualidade. O próximo degrau seria uma coleção sazonal mais elaborada, com peças coordenadas entre si. Subindo mais, teríamos uma linha de roupas personalizadas, onde o cliente pode escolher tecidos e detalhes. No topo da escada, poderíamos ter um serviço de estilista pessoal, com peças exclusivas desenhadas especialmente para o cliente.
Se um cliente começa com a t-shirt básica e fica encantado com a qualidade e o atendimento, é bem provável que mais tarde queira experimentar as peças da coleção sazonal. Com o tempo e a fidelidade à marca, pode sentir-se tentado a investir nas peças personalizadas e, quem sabe, um dia chegar a contratar o serviço de estilista pessoal.
E isto é possível em todos os negócios, sejam eles de venda de produtos, físicos ou digitais, ou de venda de serviços. Desta forma, a marca não só mantém o cliente por mais tempo, como também aumenta gradualmente o valor de cada compra, maximizando o LTV de forma natural e satisfatória para ambas as partes porque não lhe estás a “impingir” um produto mais caro, mas sim a mostrar-lhe o caminho que ele pode seguir para se transformar no que ele deseja ou alcançar o que ele quer atingir (seja mais dinheiro, mais status, mais equilíbrio, mais estilo, mais saúde, etc.).
Portanto já conseguiste perceber que, para aumentarmos o LTV, o nosso foco terá de ser melhorar a experiência do cliente em toda a sua jornada connosco, desde a captação até à retenção. Se ainda não está claro para ti qual é o caminho que o teu cliente percorre ao interagir com a tua marca, esse é o primeiro passo a dar - voltaremos a este ponto mais tarde.
Posto isto, se o teu LTV está baixo e estás com dificuldades em aumentar a faturação, pode ser porque não tens uma escada de valor bem estruturada. Sem ela, o teu negócio fica refém de um ou dois produtos, e os teus clientes têm uma 'data de validade' muito curta, sem sentirem que estão a evoluir contigo.
Como já te tinha dito no início, deves começar este processo pensando na transformação que o teu negócio pode gerar para o teu cliente.
Qual o seu ponto de partida e qual o ponto a que quer chegar? Quais são as etapas por que tem que passar? Em que etapa da jornada o teu cliente pode estar quando te conhece ou tem o primeiro contacto com a tua marca? Até onde és capaz de levar esse cliente?
Para facilitar, vamos imaginar que queremos ensinar cozinha vegetariana online e vamos definir que tipo de cursos podemos vender e colocar 3 perguntas fundamentais:
Queremos que eles saibam como se alimentar de forma equilibrada, com produtos de base vegetal, para se sentirem mais saudáveis e com mais energia.
Neste caso, podemos pensar que ele já teve a ideia de começar a experimentar cozinha vegetariana, sente a necessidade de mudar a sua alimentação, mas tem algumas ideias preconcebidas em relação a essa questão e não sabe como, nem o que cozinhar.
Até ao ponto em que ele saiba preparar as suas refeições de forma simples e autónoma, escolhendo os alimentos corretos, não abdicando do prazer da comida nem do convívio à mesa.
Agora, sabendo isto, vamos começar a desenhar cada etapa dessa jornada de transformação do aluno, criando uma escada de valor:
Cada etapa desta escada de valor leva o aluno um passo adiante na sua jornada de transformação. Começamos por educar e desmistificar, passamos pelo ensino de habilidades práticas, oferecemos suporte na implementação, elevamos o seu nível de conhecimento e, finalmente, proporcionamos uma experiência totalmente personalizada.
Compreendeste melhor com este exemplo?
Vamos agora aplicar o método de escada de valor ao negócio de assistente virtual que é venda de serviços:
#1 – Qual a transformação que queremos causar na vida dos nossos clientes?
Queremos que empreendedores e pequenos empresários possam focar-se no crescimento dos seus negócios, libertando-se de tarefas administrativas e operacionais.
#2 – Em que etapa da jornada o nosso cliente pode estar?
O cliente pode ser um empreendedor sobrecarregado, que faz tudo sozinho e não sabe como delegar tarefas ou como recorrer eficazmente a uma assistente virtual.
#3 – E quão longe queremos levar esse cliente?
Até ao ponto em que o cliente tenha um sistema eficiente de gestão do seu negócio, com processos otimizados e delegados, permitindo-lhe focar-se em estratégias de crescimento.
Agora, vamos desenhar um exemplo de escada de valor para este negócio de assistente virtual:
Esta escada de valor leva o cliente desde o reconhecimento inicial da necessidade de delegar tarefas até à implementação de sistemas mais avançados através de uma assistente virtual. Cada degrau vai fortalecendo a sua parceria e reforçando a sua confiança quanto à gestão do seu negócio.
Lembra-te que a chave para uma escada de valor eficaz é garantir que cada degrau resolve um problema específico do cliente e prepara-o para enfrentar o próximo nivel de envolvimento e investimento relativamente ao crescimento do seu negócio.
Desta forma, o cliente vê um caminho claro de evolução e um valor crescente na vossa relação, aumentando a probabilidade de ele subir na tua escada e, consequentemente. aumentar o seu LTV, porque lhe proporcionas a oportunidade de múltiplas compras numa jornada de transformação contínua.
Espero ter sido bem-sucedida na missão de te explicar a importância destes dois conceitos e que tenha despertado em ti a consciência sobre a real necessidade de analisar como apresentamos os nossos produtos e serviços de uma forma estratégica para melhorar a experiência do cliente e aumentar as nossas vendas.
Gostaste?
Compartilha este artigo
Serviços para Assistentes Virtuais
Se não sabes que serviços oferecer, faz o download deste ebook totalmente gratúito
Investe em ti!
Próximos cursos
a caminho
Inscreve-te na minha mailling list para receberes dicas e seres avisada quando for lançado o próximo programa.
Este é o teu MOMENTO
As minhas clientes e as minhas alunas têm um ponto em comum.
Todas elas desejam uma vida com mais liberdade de horários e financeira.
Querem poder trabalhar com quem adoram e de onde se sentem melhor. Querem ter mais tempo para si e para a sua família, sem culpas e sem stress.
Querem sentir-se valorizadas e contribuirem para ajudar os outros.
Estou aqui para te ajudar a concretizar os teus projetos.
Copyright © 2023| Sílvia Osório