Os teus potenciais clientes não podem comprar os teus produtos ou serviços se não os conhecerem. Certo?
Os teus potenciais clientes sabem realmente o que fazes? Que ações estás a desenvolver para divulgares o teu negócio e para que etapa da sua jornada?
Já deves ter ouvido que a consciencialização é um dos primeiros passos para captares potenciais clientes e, de seguida, fazer com que eles assinem um contrato contigo ou comprem o teu produto.
E vamos hoje falar um bocadinho sobre isto, por isso, mantém-te comigo!
A jornada do cliente representa o percurso do teu cliente, que se inicia com o primeiro contato com a tua marca ou negócio, e nessa altura ainda não é um cliente mas sim o que chamamos de lead, até a efetiva compra de um dos teus produtos ou serviços, agora sim, um cliente teu.
A Jornada do teu cliente
Esse caminho tem várias fases, que requerem abordagens diferentes, e este pode ser mais curto ou mais longo conforme a estratégia do teu negócio no entanto, independentemente de quão demorado ou longo seja o seu caminho, este abrange 5 fases sequenciais e progressivas, que representam estágios diferentes do cliente, são:
Enquanto que, no primeiro estágio, o potencial cliente nem sequer identificou que tem um problema numa determinada área e pode ser despertado para isso através de um conteúdo educacional que evidencie os problemas, desafios e as dores de um certo nicho, no segundo estágio, o cliente já reconheceu que precisa de resolver um problema, satisfazer uma necessidade concreta ou atingir algo que não consegue alcançar sozinho.
É nesta altura que surge a tua oportunidade para apresentar a tua solução mostrando que tens o que ele precisa. E é neste momento que tens que trabalhar para converter esta pessoa, que faz parte da tua audiência, numa lead, entregando-lhe informações de valor e demonstrando que compreendes o seu problema e tens a solução certa para o resolver, captando a sua atenção e construindo a tua autoridade enquanto especialista nessa área.
E é sobre esta fase que iremos falar hoje, porque, para muitas pessoas, esta é a parte mais difícil de ser um empreendedor. Expor-se e dar-se a conhecer ao mundo acarreta muitas vezes medos e bloqueios que tens que aprender a gerir e a vencer se quiseres mais potenciais clientes para o teu negócio.
Como te colocares em frente do teu potencial cliente?
Acredites ou não, existem pessoas que procuram por ti e pelo que tu ofereces. Não apresentares a tua oferta é como se estivesses a priva-los de receberem ajuda, pelo que tens igualmente um dever, vou chama-lo de “moral”, de dares a conhecer os teus produtos e serviços, desde que eles de facto providenciem uma solução efetiva e ajudem realmente a resolver uma necessidade do mercado.
Então, como podes superar esse medo e colocar-te em frente ao teu potencial cliente? Lembra-te, se queres clientes, estes precisam conhecer-te, a ti e ao que ofereces.
Uma das melhores formas é enfrentares o medo de frente. O que eu chamo de “agarrar o touro pelos cornos”, mesmo correndo o risco de sair com umas mazelas. Admite que estás com medo e faz mesmo assim! Pergunta-te a ti própria o que é o pior que pode acontecer?
Muitas vezes deixamos o nosso medo introduzir coisas na nossa mente quando na realidade estes pseudo-cenários nunca acontecem ou as suas probabilidades são diminutas. É uma tática que requer prática, mas se te fores desafiando e superando esses desafios vais conseguir que o medo se vá dissipando até desaparecer por completo!
Então, voltando ao estágio do cliente: este reconheceu o problema e portanto está propenso para uma potencial solução, e, atenção, não se trata AINDA de vender a tua solução, mas sim de a apresentar como a melhor oferta que ele poderá encontrar, demonstrar os benefícios que ele poderá alcançar, construir a tua autoridade para gerar confiança na tua marca e no que ofereces e abrir as portas a uma potencial venda.
Lembra-te que, nesta fase, o potencial cliente ainda não está ativamente à procura de uma solução mas está de olhos abertos e desperto, pelo que é o momento de ele dar de caras com a tua marca e uma das melhores forma de o fazeres é utilizares o marketing de conteúdo, o que significa gerar conteúdo sobre esse tema, falares sobre tópicos relevantes, dando dicas e entregando valor, eventualmente oferecendo algo precioso em troca das informações do potencial cliente.
Agora, não estou a dizer que precisas de criar grandes volumes ou toneladas de conteúdo, mas precisas de criar algum conteúdo estratégico para que os teus potenciais clientes saibam que tu existes e que poderás ajuda-los. Lembra-te, o marketing tem tudo a ver com consciencialização, não com vendas.
Dito isto, vou-te dar aqui 7 formas simples de ajudares o teu potencial cliente a ganhar consciência do teu negócio:
#1 – Dizer a toda a gente que conheces, o que fazes
Arranja uma forma, qualquer que ela seja, para contares a todos os teus amigos, familiares, colegas de trabalho, antigos patrões, vizinhos e pessoas com quem convivas, sobre que é o teu negócio, o que fazes e quem é que ajudas. Pode ser numa conversa informal, através de um email ou numa simples mensagem. Seja como for, precisas que todos eles saibam.
Porque nunca se sabe de onde pode vir uma referência ou contacto. Faz isso naturalmente mas intencionalmente.
Uma tática é gerar curiosidade para fazer com que surja uma pergunta nesse sentido. Podes por exemplo mandar imprimir uma tshirt com o nome do teu negócio, colocares um autocolante no vidro do teu carro, publicares algo de misterioso e que suscite interesse nas tuas redes sociais ou mandar fazer umas canetas para oferecer aos teus amigos com uma frase divertida que tenha a ver com o teu mercado.
#2 – Eventos de Networking (online e presencial)
Participa em eventos de networking, sejam eles online ou presenciais, e inicia uma conversa espontânea. Apresenta-te, interessa-te pelo que a outra pessoa faz e fala sobre ti também.
Esta é uma ótima maneira de conheceres pessoas e saíres da tua bolha, além de serem ferramentas poderosas para expandir a tua rede de contactos e criar oportunidades de negócio.
Quando vires algum evento de networking que te interesse participar, uns dias antes começa a preparar-te. Vou-te dizer algumas coisas que podes pensar com antecedência:
Não te esqueças de ficar com o contacto de quem conheces e de partilhar igualmente os teus contactos, fazendo um follow-up posterior para não deixares morrer essa relação.
Podes por exemplo enviar um email personalizado ou conectares-te nas redes sociais com as pessoas que conheceste, e referindo algo específico da vossa conversa.
#3 – Lead Magnet/Freebie
Adiciona algo incrível e de valor ao teu potencial cliente, integrando uma oferta gratuita que resolva um problema ao teu mercado-alvo, no teu site ou numa landing page (ou seja, numa pagina de captura) em troca do seu contacto. Esta será a primeira etapa do teu funil de vendas e uma ótima maneira de criar uma entrada contínua de leads e trabalha-las nos restantes estágios da jornada de cliente conduzindo a uma potencial venda.
Um lead magnet (também chamado de freebie) bem elaborado é, de facto, uma ferramenta poderosa de divulgação e atração de potenciais clientes...e OMG há tanto para dizer sobre este assunto que vou ter que deixar para outro artigo.
Mas não vais sair daqui de "mãos a abanar". Deixo-te aqui um vislumbre da importância desta forma de dar a conhecer a tua zona de génio.
O objetivo não é apenas atrair potenciais clientes, mas também estabelecer a tua credibilidade e expertise desde o primeiro contacto. É o início de uma relação que, se for nutrida corretamente, pode levar a vendas e a clientes fiéis a longo prazo.
#4 – Redes Sociais
Não necessitas de estar presente em todas as redes sociais, nem mesmo é desejável. Ao estudares o teu cliente ideal procura saber em que rede é que ele está mais presente, de onde é que ele consome este tipo de conteúdo. É nessa rede que tens que apostar.
Além de escolheres a rede social mais adequada, é fundamental desenvolveres uma voz e estilo consistentes que reflitam a tua marca e ressoem com o teu público-alvo.
Cá vão algumas dicas:
Lembra-te, a qualidade do teu conteúdo e a conexão genuína com o teu público são muito mais importantes do que a quantidade de posts ou o número de seguidores.
#5 – Blog
Começar um blog é uma excelente forma de mostrar o que fazes de melhor e construir uma relação de confiança com potenciais clientes. Ao publicares artigos regularmente, estás a criar um recurso valioso que irá atrair tráfego orgânico e posicionar-te como uma autoridade no teu nicho.
Ao escreveres para o teu blog, considera os seguintes pontos:
E claro, partilha os teus artigos nas redes sociais onde o teu cliente potencial está presente. Lembra-te, o blog não é apenas sobre vender os teus serviços. É uma oportunidade para educar, inspirar e construir uma comunidade em torno do teu trabalho.
#6 – YouTube
O YouTube é uma plataforma poderosa para te conectares com o teu público de forma mais pessoal e dinâmica. Ao criares conteúdo em vídeo, estás a dar aos teus potenciais clientes a oportunidade de te verem em ação, o que pode aumentar significativamente a confiança e a ligação emocional.
Aqui estão alguns pontos a refletires para o teu canal do YouTube:
Tenta manter-te consistente. Estabelece uma programação de publicação realista. Com o tempo, o teu canal do YouTube pode tornar-se uma ferramenta muito importante para atrair e converter potenciais clientes, estabelecendo-te como uma autoridade visível e confiável no teu ramo.
#7 – Podcast
Já pensaste em iniciar um podcast semanal no qual falas sobre dicas e truques relacionados com os teus serviços ou produtos. Acredites ou não, existem pessoas que vão gostar de ouvir o que tens a dizer e por vezes o conteúdo em formato áudio chega a algumas pessoas que têm esse hábito. Se gostas de conversar e tens facilidade em comunicar, os podcasts podem ser o caminho certo!
Os podcasts têm ganho uma popularidade imensa nos últimos anos, e, sinceramente já me tem passado pela cabeça começar um (sinto um misto de curiosidade para ver como correria. Eu adoro ouvir podcast, até mesmo quando vou fazer caminhadas. É uma forma íntima e conveniente de consumir conteúdo enquanto realizamos outras tarefas do dia-a-dia.
Cá vão algumas dicas para planeares o teu podcast:
Eu considero o podcast como uma das melhores formas de mostrar a nossa personalidade e construir uma conexão mais profunda com o público. Essa relação de confiança pode naturalmente levar a mais oportunidades de negócio.
Agora, escolhe um destes canais de divulgação e começa já!
Eu adoraria saber o que escolhestes. Deixa-me saber qual através dos comentários. Todos os comentários e perguntas são bem-vindos.
Caso não saibas bem o passo-a-passo do que tens que fazer ou se tens receio de te expores de forma errada e não produzires resultados, tenho um desafio fantástico que te vai ajudar a atraíres o teu cliente ideal nas redes sociais: clica aqui para saberes mais sobre o DESAFIO DE PEIXINHO A TUBARÃO.
Gostaste?
Compartilha este artigo
Serviços para Assistentes Virtuais
Se não sabes que serviços oferecer, faz o download deste ebook totalmente gratúito
Investe em ti!
Próximos cursos
a caminho
Inscreve-te na minha mailling list para receberes dicas e seres avisada quando for lançado o próximo programa.
Este é o teu MOMENTO
As minhas clientes e as minhas alunas têm um ponto em comum.
Todas elas desejam uma vida com mais liberdade de horários e financeira.
Querem poder trabalhar com quem adoram e de onde se sentem melhor. Querem ter mais tempo para si e para a sua família, sem culpas e sem stress.
Querem sentir-se valorizadas e contribuirem para ajudar os outros.
Estou aqui para te ajudar a concretizar os teus projetos.
Copyright © 2023| Sílvia Osório