Fundamentos de uma campanha de marketing bem sucedida

Compartilhar Conteúdo
trabalhar em casa acompanhando os filhos

Como todos sabemos, sem clientes que precisam ou querem o teu produto, não tens negócio. Mesmo que ofereças algo que pode beneficiar significativamente os teus clientes, se eles não estiverem convencidos de que efetivamente precisam ou se não criares desejo de compra, então estás a investir no vazio.


Qualquer pessoa pode aprender a criar e distribuir uma campanha de marketing, mas criar uma campanha de marketing bem-sucedida, que visa o cliente ideal e que consegue construir a consciencialização da marca e gerar receitas, pode ser mais dificil.


O poder das emoções

Precisas de conhecer as dores, medos, frustrações, irritações, desejos, necessidades e aspirações do teu cliente ideal. Para isso precisas de pesquisar exaustivamente quais as suas necessidades mais profundas e o que mexe com o Sistema Límbico do cérebro.


Não é segredo que as emoções e o subconsciente influenciam predominantemente os comportamentos de compra dos consumidores.


O Sistema Límbico é o local do cérebro onde temos alojado as memorias, emoções e sentimentos e onde se situa o centro de recompensas. Sim, o processo de tomada de decisão de compra é na maior parte um processo subconsciente e 95% das pessoas compra por emoção e justifica depois com a razão, legitimando racionalmente as suas ações.


Isso significa que as pessoas compram com base nas suas emoções, em crenças profundamente enraizadas e padrões cerebrais. Apesar de muitas vezes ser apelidada de “intuição” ou “compra por impulso”, estão longe de ser caprichos irracionais.


Na verdade, é o contrário. Estas decisões alinham-se com as nossas emoções e os nossos sentimentos subconscientes, atraindo-nos racionalmente na direção certa.


Quando te consegues conectar e impactar os teus potenciais clientes ao nível do seu subconsciente, descobriste a estratégia certa.


O teu cliente ideal

Para criares essa procura, precisas de identificar o teu cliente ideal, sendo este, a pessoa que reúne as características requeridas para utilizar o teu produto. Ela vai estar mais propensa a comprar o que ofereces, e idealmente, mais do que uma vez.


Depois de identificares para quem estás a falar e quais são os seus interesses, necessidades, estilo de vida e rendimento, podes criar conteúdo que os vai atrair diretamente, ou seja que tens de criar algo que seja exatamente direcionado para essa pessoa.


Então, agora que já entendeste como é que o cérebro do teu cliente ideal funciona, perguntas-te: como é que uso essa informação para me destacar na multidão e criar uma diferenciação competitiva face à concorrência ao mesmo tempo que consigo atrair as leads certas para o meu negócio?


Então, primeiro, precisas de criar a tua “persona” ou “avatar”, mais concretamente um perfil ou uma representação do teu cliente ideal.


O que é a "persona"

Em poucas palavras, uma persona é uma representação que vais criar do teu cliente ideal, com o seu gênero, idade, interesses, passatempos, comportamentos, preferências e estilo de vida.


Essa consciência vai-te ajudar a tomar decisões informadas, que te vão guiar para construires as tuas campanhas de marketing, escolheres os canais de comunicação e venda, o tom de discurso que vais empregar, os tipos de conteúdo a criar, etc.


Podes criar a tua persona utilizando 9 passos essenciais que te vou apresentar de seguida:


Identidade

Dar à tua persona um nome específico é o primeiro passo para criar “alguem” que podes visualizar e conecta-te ao criar os teus materiais de marketing.


Qual será o seu nome? Catarina; Diogo Faria; Maria Amaral…?

Motivação

Todos os clientes, consumidores, alunos, compradores, têm uma necessidade ou um objetivo, seja na sua vida ou na sua carreira profissional.


Qual é a motivação do teu cliente ideal? O que o move a andar para a frente? Conseguir uma promoção; duplicar o seu rendimento; ter uma vida saudável; um futuro sustentável para os seus filhos...?

Pontos de dor

Os teus clientes são levados a comprar para aliviar os seus medos, ultrapassar desafios, tratar de várias frustrações ou resolver as suas dificuldades. Compreender esses medos, frustrações e dificuldades irá ajudar-te a determinar, não apenas como venderes a tua oferta, mas como a melhorar ainda mais para aliviar esses pontos de dor de forma mais eficaz.


Que medos ou frustrações enfrenta o teu cliente ideal? Esses medos ou frustrações são diários, semanais ou anuais... grandes ou pequenos? Como é que o teu produto/serviço irá resolver esses “problemas” para tornar a sua vida melhor?

Contexto

Tu queres que a tua persona abranja o teu cliente ideal como um todo, o que significa incluir a sua vida pessoal e profissional. Combinando os dados da sua educação, formação, hobbies, o que gostam ou não gostam, então conseguirás criar uma imagem completa que te dá uma grande clareza para o teu marketing.


Que tipo de emprego tem? (cargo, indústria, localização, etc.)

O que faz para se divertir, o que o satisfaz? Qual a sua história?

É solteiro ou têm família? Tem algum animal de estimação?

Como e onde é que prefere socializar?

Demografia

Se já tens clientes, então a forma mais fácil para reunires os dados demográficos da tua persona é observar o perfil do teu melhor cliente e simplesmente utilizares essas informações, mas... se fores mudar para outro tipo de cliente, então terás que refletir sobre os indicadores desejáveis e fazeres alguma pesquisa.


Em que pais ou cidade vive? Em que tipo de bairro mora?

Que idade tem? Que gênero é? Qual é o rendimento médio familiar ou individual?

Necessidades

Ao determinares os desejos e necessidades do teu cliente ideal, consegues entender se este já sabe que precisa do teu produto ou serviço, ou se precisas de convencê-los ainda de que precisam.


O que é que ele acredita que precisa para viver uma vida plena e feliz? O que ele deseja mais que tudo? O teu produto ou serviço preenche essa necessidade ou desejo? Se não, como o pode convencer de que ele precisa do que ofereces?

Imágem

Dar-lhe um nome é uma parte da criação da tua persona, mas atribuir-lhe uma imagem consolida a tua própria compreensão e perceção deste cliente ideal.


Escolhe uma imagem ou foto online que personifique e represente a “personagem” da tua persona.

Comportamento Online

Reflete sobre os sites, plataformas e canais onde o teu cliente ideal investe o seu tempo quando navega online.

Em que locais navega? o que busca nesses locais? Como prefere comunicar? (e-mail, mensagem direta, whatsapp)

Quais canais de redes sociais usa? Tem conhecimento tecnológico?

Histórico de compra

Ao criares um histórico do seu comportamento de compra, afunilas ainda mais o tipo de cliente que desejas, como por exemplo aquela pessoa que é fiel a uma determinada marca, que faz compras sempre no mesmo sítio, que só compra produtos bio, etc.


Ele tem marcas às quais é leal? Se sim, o que o torna leal a essa marca? Quais são as suas motivações de compra (amostras grátis, testa antes de comprar, prefere descontos, etc.)? O que poderias oferecer para os atrair para o teu lado?

A tua mensagem

Agora que sabemos para quem é que vamos falar no nosso marketing, é hora de te concentrares na tua mensagem e oferta. Porquê?


Porque precisas de garantir que alcanças o teu cliente ideal com impacto suficiente para que ele abra o teu e-mail ou mensagem de texto, que ele pegue o telefone e te ligue, que se dirija à tua loja, ou que entre no teu site e que se sinta envolvido com o teu negócio.


No entanto, eis que te deparar com uma dificuldade: os teus potenciais clientes ou alunos estão a afogar-se e a sufocar em milhares de mensagens e anuncios de marketing e vendas.


E eu e tu também! Neste mundo saturado de estímulos digitais e audiovisuais de hoje, estamos expostos a uma implacável enxurrada de mensagens publicitárias desde o momento em que acordamos até o momento em que nos deitamos.


Desde as nossas caixas de e-mail, à TV, às redes sociais e aos sites que visitamos, outdoors e cartazes nos transportes e vias públicas, os incentivos a comprar ou a consumir algo, atraem os nossos sentidos e captam a nossa atenção.


Os teus clientes ideais também são invadidos por esta imensa quantidade de informação. E eles irão filtrar tanto conscientemente como inconscientemente a maioria dessas mensagens - isto é, a menos que alguém os atinja diretamente naquele ponto X.


Isso pode explicar porque é que as tuas campanhas de marketing anteriores podem não ter entregado o tipo de resultados que desejas!


Quando dedicas tempo e esforço para investigar exatamente quem são os teus clientes ideais, quais são seus desejos/necessidades mais prementes e como o teu negócio os pode servir nesse sentido, é exatamente isso que a tua mensagem de marketing irá fazer: Acertar o alvo no ponto X do teu cliente ideal com um anúncio altamente direcionado e uma mensagem estrategicamente colocada, atraindo-o para se envolver com o teu negócio e a tua oferta, e... concluir a compra.

Fórmula AIDA

Já ouviste falar?


Esta fórmula faz parte de uma técnica de marketing destinada a transformar alguem que não te conhece num potencial cliente e, posteriormente, num cliente satisfeito e fiel.


AIDA é a siga de: Atenção -> Interesse -> Desejo -> Ação


E vou-te dar resumidamente algumas das bases de como podes aplicá-la na tua estratégia de marketing.


Depois de captares o seu interesse com uma frase “gancho” que prende a atenção do teu cliente ideal, tem de manter essa a atenção estimulando o interesse.


E esse interesse gera-se quando a tua mensagem é extremamente relevante para o teu cliente ideal. Quando te focas numa das dores do teu cliente ideal por exemplo, então a tua mensagem deve ser vista como uma oportunidade de resolução desse problema.


Fornece ao teu cliente ideal informações e dados convincentes o suficiente para que este possa tomar a decisão a teu favor e continuar a caminhar inteligentemente para a tua solução. E para isso tens que lhe entregar valor e apresentar a tua oferta como a acertada, mas de uma forma que lhe desperte o desejo de se relacionar com o teu negócio de alguma forma, seja a tomar alguma ação ou a adquirir o teu produto ou serviço.


O próximo passo é facilitares o caminho do teu cliente ideal até a ação. Apresenta claramente um próximo passo, de baixo risco e fácil de executar para que o teu cliente ideal possa agir rapidamente.


Repara que este “próximo passo” pode não ser necessariamente para agarrar de imediato o seu cartão de crédito para comprar o teu produto. O próximo passo pode ser pegar o telefone, marcar uma consulta ou uma reunião, uma mensagem para saber mais, solicitar uma avaliação gratuita ou visitar uma loja.


Seja o que for, tu desejas estimular uma etapa de ação concreta que faça com que o teu cliente ideal fique mais próximo e mais ativamente envolvido com a tua marca.

Pronto, agora que já tens a tua persona criada e uma perceção mais exata do cliente que queres atrair e do tipo de mensagem que vais utilizar nas tuas campanhas de marketing, podes:


  • Escolher em que plataformas vais divulgar e comercializar a tua oferta
  • Adequar a identidade visual da tua marca para ir ao encontro do que capta a sua atenção (sem te esqueceres de conectar a tua marca com o cérebro e coração do teu potencial cliente a um nivel mais profundo)
  • Identificar o tom, a mensagem da tua comunicação que fala diretamente com ele
  • Concentrar a tua estratégia de marketing em clientes novos e recorrentes.

Espero que este meu artigo te tenha ajudado a entender os fundamentos de uma campanha de marketing bem sucedida. Estes fundamentos são válidos para todo o tipo de comunicação do teu negócio, seja nas redes sociais, seja em funis de captação de leads, funis de venda, website ou blog.


Agora é colocar a mão na massa e partir para a ação afinando a tua mensagem por forma a criares “ofertas irresistíveis” para o teu negócio, Através de campanhas de marketing de resposta emocional que atrai o teu cliente ideal gerando vendas e aumentando a tua faturação


Se depois de leres isto tens dúvidas sobre a tua persona, ou ainda estás com dificuldade em perceber qual o teu cliente ideal ou até mesmo o público-alvo que queres alcançar no teu negócio online, talvez te ajude se leres este artigo sobre os nichos mais lucrativos para ganhar dinheiro online.


Gostaste?

Compartilha este artigo

Serviços para Assistentes Virtuais

Se não sabes que serviços oferecer, faz o download deste ebook totalmente gratúito

Investe em ti!

Próximos cursos

a caminho

Inscreve-te na minha mailling list para receberes dicas e seres avisada quando for lançado o próximo programa.

Workshop

Vê aqui a primeira aula do último workshop

Este é o teu MOMENTO

Estás pronta para alcançares a tua Liberdade?

As minhas clientes e as minhas alunas têm um ponto em comum.

Todas elas desejam uma vida com mais liberdade de horários e financeira.

Querem poder trabalhar com quem adoram e de onde se sentem melhor. Querem ter mais tempo para si e para a sua família, sem culpas e sem stress.

Querem sentir-se valorizadas e contribuirem para ajudar os outros.


Estou aqui para te ajudar a concretizar os teus projetos.