Existem muitos websites que não são mais do que portfolios digitais de serviços completamente estáticos. Se é o caso do teu website estás a perder a oportunidade de utilizares essa ferramenta como uma forma de converteres os teus visitantes em clientes.
Se, por outro lado, estás a pensar em construir o teu website e não tens qualquer pista por onde começar, vou-te dar aqui dicas preciosas que não podes deixar de ler para conseguires um website incrível e que de facto acrescenta valor ao teu negócio.
Apesar do meu site estar atualmente noutra plataforma, quando fiz o meu primeiro site criei-o em Wordpress que te oferece um mundo de possibilidades. No meu caso, fez sentido depois juntar o meu site à plataforma que uso para todo o meu marketing, poupando também no trabalho de atualização de plugins e integrações. Mas claro que depende sempre até onde queres ir com o teu website.
Independentemente da plataforma que escolhas, vou te dar neste artigo os passos que tens que dar para avançares para a frente na construção do teu website.
1º Passo
Desenha a estrutura do teu site numa folha de papel ou num ficheiro digital. Queres ter um site de uma página apenas com várias secções ao longo da página, ou preferes um site que tenha uma série de páginas individuais acessíveis através do menu? Tendo em conta que parto do princípio de que já estudaste o teu público-alvo e conheces o teu cliente ideal, pensa quais as páginas que faz sentido teres, tais como as dos serviços, a dos contactos, a sobre ti.
2º Passo
Faz um esboço do layout de cada página procurando um equilíbrio entre os blocos de texto e imagem. Ao mesmo tempo procura e guarda todas as imagens que vais colocar no teu website e escreve a copy que irás transcrever no teu site num ficheiro de texto. Atribui a cada ficheiro um nome que identifique de imediato a que secção pertence para perderes o menos tempo possível.
3º Passo
Escolhe a plataforma onde irás alojar o teu site. O Wordpress pode ser uma ótima plataforma, com praticamente todas as opções de integração com outras aplicações e widgets . Claro que depende do teu objetivo e da forma como irás utilizar o teu website. Não te esqueças igualmente do potencial trabalho acrescido de manutenção que poderá acarretar a atualização dos plugins.
4º Passo
Escolhe a plataforma onde irás alojar o teu site. O Wordpress pode ser uma ótima plataforma, com praticamente todas as opções de integração com outras aplicações e widgets . Claro que depende do teu objetivo e da forma como irás utilizar o teu website. Não te esqueças igualmente do potencial trabalho acrescido de manutenção que poderá acarretar a atualização dos plugins.
Plugins para o design do Website
O primeiro plugin corresponde a um pack de modelos de site que já trazem uma série de páginas agregadas. Este plugin chama-se Starter Templates e possibilita-te a construção do teu website assente em temas direcionados para vários tipos de negócios, sem necessidade de codificação nem nenhuma habilidade tecnológica, todos eles completamente personalizáveis. Dentro das opções irás ter alguns modelos pró apenas disponíveis para a versão paga, no entanto apenas com os temas gratuitos conseguirás escolher um que se adapte melhor, em termos de layout, ao que pretendes para o teu site.
Ao instalares e ativares o Starter Templates ele instala-te automaticamente o Elementor. O Elementor e é um construtor de páginas drag-and-drop que te vai facilitar significativamente a tarefa de criares as tuas páginas, o que aliado ao facto de poderes aceder a vários temas incrivelmente bonitos e funcionais, fará com que a construção do teu site se torne muito mais rápida.
Existem vários modelos gratuitos do Starter Template – particularmente eu gosto muito da versatilidade do modelo Astra – e através do Elementor poderás muito rapidamente adaptar o modelo às tuas necessidades. Por isso, se estiveres a criar o teu primeiro website de raiz no Wordpress não deixes de utilizar este poderoso plugin.
O segundo plugin recomendado chama-se Duplicate Pages, e a sua função é permitir-te duplicar facilmente qualquer uma das tuas páginas. O que ele faz é apresentar-te a opção em cada uma das páginas de o fazer com um simples click. Imagina que queres experimentar diferentes layouts ou cores de uma página antes de decidires a versão final…constróis uma, duplicas, e fazes as alterações numa delas. Alem de te poupar tempo ajuda-te a manter a consistência do site. Imagina que tens várias páginas de serviços, depois de terminares uma delas, duplicas e alteras o conteudo na segunda mantendo o mesmo layout poupando-te o trabalho de a fazeres do início.
Plugins para Otimização SEO
Vais querer rankear o teu website nos motores de busca e isso pede plugins para te ajudar na otimização SEO. Deves posteriormente, conectar o teu site ao Google Analytics porque este será responsável por conseguires acompanhar as métricas ligadas às visitas ao teu site, bem como retirar informação importante para melhorares o teu conteudo.
O plug in Site Kit by Google concentra numa só aplicação as funcionalidades que precisas para obteres os dados essenciais para providenciares ao teu publico um conteudo cada vez mais valioso, para perceberes o que está ou não a resultar no teu site e até a sua rapidez.
O quarto plugin importante é o Rank Math SEO. Este é uma ferramenta all-in-one que te permite otimizar todas as páginas do teu site para aumentares o teu ranking nas pesquisas da Google. Ele dá-te sugestões de melhoria e indicadores da performance do teu site face aos mecanismos de busca e é uma excelente ajuda na medida em que te mostra o que está a faltar e o que deves fazer para melhorar.
Plugins para facilitares a Comunicação
Estes próximos plugins vão ajudar os teus visitantes a entrar em contacto e a relacionar-se contigo através do teu website.
WPForms é um plugin que vai colocar um formulario de contacto na tua página para que os teus potenciais clientes possam diretamente colocar-te alguma pergunta, pedir-te uma proposta ou saber mais sobre os teus serviços. Podes personalizar os campos e o aspeto do formulário conforme o que pretendes, e todos os pedidos de contacto serão direcionados diretamente para o teu email. Para o teu visitante é muito mais simples preencher um simples formulário do que estar a abrir o email para te enviar uma mensagem copiando o teu endereço de email.
A possibilidade de estabelecer uma conversa em tempo real estimula o relacionamento e aumenta o engajamento de um potencial cliente. A funcionalidade de chat online pode ser adquirida através da instalação de outro plugin como o Facebook Chat. Apesar de existirem variadíssimos outros plugins que permitem fazer exatamente o mesmo, a vantagem deste é a familiaridade de, tanto tu como o teu visitante, usarem uma aplicação que já conhece. Este plugin gratuito abre uma janela do Messenger que irá conectar diretamente com a tua página ou perfil do Facebook. Quando o teu visitante coloca uma pergunta nessa janela de chat irá aparecer no teu Facebook Messenger e podes responder às mensagens quer a partir do teu computador como do teu telemóvel de imediato.
Plugins para melhorar a Segurança
Tu queres que a tua persona abranja o teu cliente ideal como um todo, o que significa incluir a sua vida pessoal e profissional. Combinando os dados da sua educação, formação, hobbies, o que gostam ou não gostam, então conseguirás criar uma imagem completa que te dá uma grande clareza para o teu marketing.
Que tipo de emprego tem? (cargo, indústria, localização, etc.)
O que faz para se divertir, o que o satisfaz? Qual a sua história?
É solteiro ou têm família? Tem algum animal de estimação?
Como e onde é que prefere socializar?
Plugins para aumentar a Velocidade
A razão pela qual a rapidez de carregamento das tuas páginas é tão importante é porque a maior parte das pessoas apenas aguarda 2/3 segundos para que a tua página faça o upload. Mais do que isso e arriscas-te ao teu visitante desistir e optar por outro site. O próprio Google tende a exibir os resultados dos sites mais rápidos por isso é um dos pontos que te deve preocupar.
A velocidade do teu Site depende de variados fatores e existem plugins que reúnem o que é preciso numa só aplicação. No entanto em troca de fazerem todo esse trabalho, cobram por isso.
Como o objetivo é recomendar-te plugins gratuitos adianto-te aqui que deves instalar 3 plugins para teres todos os vários pontos garantidos.
O primeiro destina-se a comprimir todas as tuas imagens e ficheiros que são demasiado grandes e que podem comprometer a rapidez de carregamento das páginas. Este plugin chama-se Optimole e vai comprimir as fotos que tens no teu site e otimizar o seu tamanho para os vários dispositivos. Posteriormente, cada vez que faças o download de uma imagem esta ferramenta converte automaticamente para o tamanho certo acelerando todo o processo de carregamento do teu website, quer em desktops como em utilização movel. Assim, mesmo quando o teu visitante está no seu telemóvel e faz o scroll no teu website, as imagens irão aparecer rapidamente não havendo necessidade de esperar que toda a página seja carregada, pois a aplicação carrega as imagens consoante o que está visível no ecrã do utilizador.
A cache do teu website também pode ser responsável pelo decréscimo de rapidez. O caching é o armazenamento e a reutilização de recursos de um site (imagens, texto HTML, gráficos, URLs, texto, etc.) que são acedidos frequentemente, evitando um novo download de cada vez que é visitado. Pode-se dizer que a cache é uma espécie de depósito de recursos (por exemplo no navegador, servidor proxy, edge nodes, etc.) situado mais próximo do utilizador do que o servidor de origem, como se fosse uma estação intermédia. De cada vez que alguem acede ao teu site, primeiro o sistema vai à cache verificar se existem cópias dos recursos do site já ali armazenadas e, caso haja, recupera-as rapidamente visto que não precisa de ir buscar novamente à sua origem. Caso não exista qualquer cópia desses recursos no cache, a requisição será feita ao servidor de origem ficando os recursos armazenados na cache para posteriores utilizações até que esta seja limpa.
Não vou aprofundar mais do que isto pois não é esse o objetivo, apenas queria que percebesses porque é que este plugin é importante.
O plugin que vai otimizar este processo é o WP Fastest Cache e o que ele vai simplesmente fazer é com que este processo aconteça apenas uma vez e fique guardado evitando que o próximo visitante do teu site passe pelo mesmo processo, reduzindo o tempo de resposta do servidor.
O último plugin destina-se a comprimir os arquivos estáticos reduzindo o peso dos arquivos HTML, JavaScript e CSS, melhorando significativamente os tempos de carregamento em conformidade com as recomendações do Google PageSpeed . No entanto, não precisas de perceber isso, mas apenas que o plugin PhastPress irá acelerar igualmente a performance do teu site.
Estes plugins que referi vão ser importantes, qualquer que seja o site que vás criar no Wordpress. Não te podes esquecer, claro de outros plugins que estão diretamente ligados com os teus objetivos para o site, bem como plugins para backup dos teus conteúdos, salvaguardando qualquer acidente.
Instalados os plugins adequados, segue então para o próximo passo.
5º Passo
Escolhe o teu tema. Não te deixes deslumbrar pelo design dos temas oferecidos no Starter Template ou no pacote de templates que tu escolheres.
Olha principalmente para as secções e tenta encontrar um layout que seja mais adequado à estrutura que desenhaste anteriormente e opta pelo mais simples pois será mais fácil de personalizar.
Por vezes pode ser dificil alterar algumas coisas que estão integradas no tema por isso se não tens experiência em mexer no Wordpress e não tens conhecimentos de código, dá prioridade a temas que sejam flexíveis e semelhantes ao que pretendes.
6º Passo
Integra a tua marca no site e ajusta as cores e a tipografia utilizada no modelo.
Uma boa ideia é criares no Canva um branding board (guia de estilo) onde podes colocar a tua palete de cores, o tipo de letra, o teu logo e as suas variações, os teus sinais de marca e fotos de inspiração, tendo assim um documento de suporte sempre que precisares garantindo a consistência da tua identidade visual em toda a tua comunicação.
7º Passo
Agora vamos ao conteúdo do site. Troca o conteudo do modelo escolhido pelo teu próprio conteudo, altera as imagens e coloca as tuas fotos, os teus icons, apaga as secções ou blocos desnecessários e acrescenta as seções relevantes para o teu site, colocando o teu texto que deves direcionar para o nicho de mercado do teu negócio.
Se concluíste o 2º passo, já tens os teus textos escritos e as fotos escolhidas e esta será uma tarefa que vais terminar muito rapidamente.
8º Passo
Dá especial atenção à primeira secção da tua home page pois é a primeira coisa que o teu visitante vai ver, e como já sabes tens pouquíssimos segundos para causar uma boa primeira impressão. Não enchas essa seção com demasiada informação.
Escolhe uma foto ou um fundo que se adeque ao que pretendes transmitir e que espelhe o foco da tua atividade, coloca um headline chamativo, destacado e bem visível, uma frase que diga exatamente e de forma transparente o que fazes e quem ajudas (quem é o teu cliente) e acrescenta um botão com um CTA claro.
9º Passo
Preocupa-te com a consistência de cores e no tipo de comunicação, e também com o equilíbrio das tuas páginas, distribui equitativamente os blocos de texto e as imagens e deixa bastante espaço livre para tornar as secções arejadas, de leitura fácil e leve, com bom espaçamento entre linhas, e destacando frases e testemunhos através de utilização de cores contrastantes e grossura da letra.
10º Passo
Por último verifica a responsividade do teu website. Quando estiveres a construir as tuas páginas, alterna para o modo de telemóvel e tablet para verificares a leitura e a forma como é apresentado ao visitante em dispositivos moveis. Depois do teu site publicado vem aqui, coloca o teu url e deixa o google fazer o teste de compatibilidade do teu site com os dispositivos moveis..
Espero que este artigo te tenha sido útil e que vás em frente com a criação do teu site, seja no wordpress, seja noutra plataforma.
Este meu site, que estás a ler agora, foi criado inicialmente em Wordpress, como já te disse. No entanto, passado 2 anos resolvi migrar o site para a minha plataforma preferida onde tenho tudo incluido e há muito menos trabalho de manutenção e atualização. É nesta plataforma que crio todos os meus funis, onde crio as campanhas de email marketing e onde tenho também os meus cursos.
Se tens alguma dúvida sobre este tema que gostarias de saber, basta comentares aqui em baixo no post e terei todo o prazer em te responder. Se tiveres interesse em investigar como podes criar o teu site gratuitamente nessa plataforma basta clicares aqui.
Gostaste?
Compartilha este artigo
Serviços para Assistentes Virtuais
Se não sabes que serviços oferecer, faz o download deste ebook totalmente gratúito
Investe em ti!
Próximos cursos
a caminho
Inscreve-te na minha mailling list para receberes dicas e seres avisada quando for lançado o próximo programa.
Este é o teu MOMENTO
As minhas clientes e as minhas alunas têm um ponto em comum.
Todas elas desejam uma vida com mais liberdade de horários e financeira.
Querem poder trabalhar com quem adoram e de onde se sentem melhor. Querem ter mais tempo para si e para a sua família, sem culpas e sem stress.
Querem sentir-se valorizadas e contribuirem para ajudar os outros.
Estou aqui para te ajudar a concretizar os teus projetos.
Copyright © 2023| Sílvia Osório